Anúncio

Coluna Palavra de Fé: Deus é autossuficiente

Publicado em 6 de outubro de 2024 às 09:00
Atualizado em 6 de outubro de 2024 às 09:00

Anúncio

pela fe - Coluna Palavra de Fé: Deus é autossuficiente
Foto: reprodução

Quando se trata dos atributos do nosso Deus, há aqueles que são comunicáveis e os que são incomunicáveis. De forma dedutiva, é compreensível que tal divisão diz respeito ao que Dele mesmo – Deus – foi conferido ao ser humano e o que não foi.

Explico: o Criador imprimiu na humanidade por Ele criada características suas, tais como: amor, justiça, vontade, bondade, paz. Outras qualidades do Eterno, porém, não foram transmitidas a nós. Os exemplos mais clássicos são: onipotência, onisciência e onipresença.

Não comportamos tudo que Deus é. Quando a Santíssima Trindade decidiu nos criar, fomos feitos Sua imagem e semelhança, conforme registro de Gênesis 1:26. Isto é, correspondemos ao Criador, refletimos o que Ele é. Não de forma total, o que seria impossível.

Elaborar sobre a autossuficiência de Deus é, portanto, tratar sobre um atributo incomunicável, já que não somos autossuficientes, conquanto Ele seja. Quando em Êxodo 3:14 Deus diz a Moisés: “Eu Sou o que Sou” fica evidente que Ele é a fonte de toda existência e por isso existe Nele mesmo.

1. Autossuficiência é não precisar de nada. Em Atos 17:25 as Escrituras Sagradas nos ensinam que Deus “não é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais.” Parece duro o discurso, mas é real. Deus não precisa de nada. Nós precisamos Dele. Qualquer linha de pensamento que indique que Deus precisa de alguma coisa afronta Sua autossuficiência.

2. Autossuficiência é não estar condicionado a nada. O fato de existirem “ateus” não descredencia Deus. Ele continua sendo quem é. O fato de existirem diversas matrizes religiosas não desconfigura Deus. Ele continua sendo o Soberano e aquilo que Dele podemos conhecer foi nos deixado de presente nas páginas da Bíblia Sagrada.

3. Autossuficiência é ser eterno. Deus não teve início e nem terá fim. A eternidade é supratemporal. O tempo é um fator limitador, Deus é ilimitado. O calendário conta aos nossos dias, Deus é incontável. Preciosa é a lição de Isaías 40:28: “não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.”

4. Autossuficiência é ter tudo dependendo de si. Devemos concordar com A.B. Langston, em Esboço de Teologia Sistemática, ao dizer que Deus por ser Criador automaticamente tudo Dele depende. Nas palavras do teólogo, “a criação é dependente do criador. Por isso tem Deus todo o direito, direito que lhe é inerente, de governar toda a criação, desde o reino natural até o reino moral. A natureza do governo de Deus sobre os demais reinos abaixo do reino moral é governo absoluto. Só existe uma única vontade — a de Deus.”

Apresentadas essas características, é importante ressaltar que nós não somos autossuficientes. Não temos a total compreensão dos efeitos da queda na raça humana. Mas, é certo que há algo em nossa natureza caída que nos faz pensar sermos autossuficientes e – em casos extremos – raciocinar que Deus precise de nós.

Nós somos totalmente dependentes Dele. Servi-lo é um ato de amor e gratidão. Caso sejamos omissos, as próprias pedras clamarão em nosso lugar (Lucas 19:40). “Nele nós vivemos, nos movemos e existimos”, diz Atos 17:28. O orgulho faz com que invertamos a ordem, mas a autossuficiência dele nos traz de volta ao chão da humildade: Deus não depende de nós, nós dependemos Dele.

As informações e/ou opiniões contidas neste artigo são de cunho pessoal e de responsabilidade do autor; além disso, não refletem, necessariamente, os posicionamentos do folhaonline.es

Anúncio

Anúncio

Veja também

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Guarapari promove ação de prevenção ao câncer de mama com exames gratuitos

Evento acontece neste sábado (19), no Centro de Saúde da Mulher

Antonio-Ribeiro

Colunista do folhaonline.es, Antônio Ribeiro precisa de doação de sangue; veja como ajudar

Doações estão sendo recebidas no H.Hemo, em Vitória

Anúncio

Anúncio

WhatsApp Image 2024-01-23 at 20.11.20 (1)

O contador é seu melhor amigo e você não sabia

Victory 8B

Presidente Lula sanciona lei que oficializa Guarapari como Capital da Biodiversidade Marinha

Lei foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União

Anúncio

Praça Irineu José Vicente (do Bradesco) 2

Guarapari celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa com evento especial nesta sexta (18)

Com apresentação musical, evento propõe reunir gerações para compartilhar experiências na Praça do Bradesco

305274-3-beneficios-da-campanha-do-outubro-rosa-para-sua-empresa

Esteticista de Guarapari cria projeto para melhorar autoestima de mulheres após tratamento contra câncer de mama

Projeto Borboletas de Outubro oferece atendimento voluntário para a reconstrução de aréola

Anúncio